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quinta-feira, 9 de outubro de 2014


DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
O tema da 102ª edição do Jornal do Professor é Dificuldades de Aprendizagem. Selecionamos para vocês, experiências pedagógicas de professores de Cubatão (SP), Salvador (BA), Santa Cruz do Sul (RS) e Sobradinho (DF). Também apresentamos entrevistas com a presidente nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Luciana Barros de Almeida; com o neuropediatra e professor da Universidade de Brasília, Carlos Nogueira Aucélio; e com a psicóloga e psicopedagoga Simone Maria de Azevedo, também de Brasília (DF). As professoras Jaqueline de Oliveira Mascarenhas e Vlaviane Pereira Koch, de Joinville (SC), participam da seção Espaço do Professor. As duas são autoras do projeto – Mangue: um espaço de vida, encanto e beleza – premiado na 7ª edição do Prêmio Professores do Brasil.

Luciana Barros de Almeida (ABPp): “Dificuldades de aprendizagem atingem cerca de 5% da população escolar” http://portaldoprofessor.mec.gov.br/noticias.html?idEdicao=114&idCategoria=8
A presidente nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) e conselheira vitalícia da ABPp Goiás, Luciana Barros de Almeida, revela que as dificuldades de aprendizagem, que provocam frustração em pais, professores e principalmente estudantes, atingem cerca de 5% da população escolar atual.

Trabalho de professor torna mais proveitoso ensino de matemática Professor de matemática em duas escolas de Salvador, no subúrbio ferroviário, Vanildo dos Santos Silva desenvolve, desde 2004, o projeto Uso de Materiais Manipuláveis nas Aulas de Geometria com Estudantes em Situação de Defasagem Escolar. O trabalho, que teve início na Escola Municipal da Fazenda Coutos, em um dos bairros mais pobres e violentos da região, surgiu de uma necessidade real, o desafio de ensinar matemática a estudantes com histórico de abandono, evasão e repetência.

Poemas ajudam a superar desafios da escrita em escola de Cubatão A poesia foi o recurso adotado pela professora Milene Pinheiro para retomar desafios de aprendizagem não superados por seus alunos da Unidade Municipal de Ensino João Ramalho, em Cubatão, São Paulo. Para ajudar os estudantes do quarto ano do ensino fundamental que faziam recuperação paralela, em razão de dificuldades relacionadas ao processo inicial de alfabetização, Milene optou pelo limerique, estilo de poesia difundida no Brasil pela escritora russa Tatiana Belinky [1919-2013].

Incentivo a avanços contribui para melhor desempenho dos alunos Não há fórmula mágica para fazer o aluno aprender mais rapidamente; cada aluno ou turma tem a própria trajetória. Ou seja, seu próprio tempo.” A opinião é da professora Andrea Job de Souza, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Guilherme Hildebrand, no município gaúcho de Santa Cruz do Sul. Para ela, que está no magistério há sete anos, a maior dificuldade de aprendizagem apresentada pelos estudantes está na apropriação da escrita e da leitura.

Jogos contribuem para a aprendizagem de alunos com TDHA Jogos de regras podem ser recurso pedagógico eficaz para a aprendizagem de estudantes que apresentam transtorno de déficit de atenção–hiperatividade (TDAH). Além de contribuir para desenvolver habilidades acadêmicas como leitura, escrita e aritmética, eles colaboram para a melhoria da atenção, da concentração e do autocontrole.

Simone Maria de Azevedo: “É preciso diferenciar problemas de aprendizagem de dificuldades de aprendizagem” Em entrevista ao Jornal do Professor, ela diz que é preciso diferenciar problemas e dificuldades de aprendizagem e afirma que os professores são muito importantes no processo de intervenção, independentemente do problema. “Seu olhar, sua postura, sua afetividade fazem toda a diferença”, ressalta Simone.


Carlos Nogueira Aucélio (UnB): “Diagnóstico tem que ser feito pela equipe de saúde” As dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas a métodos pedagógicos inadequados, problemas emocionais ou a distúrbios como dislexia, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), dentre outras. A opinião é do professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB) Carlos Nogueira Aucélio, neuropediatra, com atuação na área de medicina da criança e do adolescente.

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