DIFICULDADES
DE APRENDIZAGEM
O tema
da 102ª edição do Jornal do Professor é Dificuldades de Aprendizagem.
Selecionamos para vocês, experiências pedagógicas de professores de Cubatão
(SP), Salvador (BA), Santa Cruz do Sul (RS) e Sobradinho (DF). Também
apresentamos entrevistas com a presidente nacional da Associação Brasileira de
Psicopedagogia, Luciana Barros de Almeida; com o neuropediatra e professor da
Universidade de Brasília, Carlos Nogueira Aucélio; e com a psicóloga e
psicopedagoga Simone Maria de Azevedo, também de Brasília (DF). As professoras
Jaqueline de Oliveira Mascarenhas e Vlaviane Pereira Koch, de Joinville (SC),
participam da seção Espaço do Professor. As duas são autoras do projeto – Mangue:
um espaço de vida, encanto e beleza – premiado na 7ª edição do Prêmio
Professores do Brasil.
Luciana
Barros de Almeida (ABPp): “Dificuldades de aprendizagem atingem cerca de 5% da
população escolar” http://portaldoprofessor.mec.gov.br/noticias.html?idEdicao=114&idCategoria=8
A presidente
nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) e conselheira
vitalícia da ABPp Goiás, Luciana Barros de Almeida, revela que as dificuldades
de aprendizagem, que provocam frustração em pais, professores e principalmente
estudantes, atingem cerca de 5% da população escolar atual.
Trabalho de professor torna mais proveitoso ensino de
matemática Professor de matemática em
duas escolas de Salvador, no subúrbio ferroviário, Vanildo dos Santos Silva
desenvolve, desde 2004, o projeto Uso de Materiais Manipuláveis nas Aulas de
Geometria com Estudantes em Situação de Defasagem Escolar. O trabalho, que teve
início na Escola Municipal da Fazenda Coutos, em um dos bairros mais pobres e
violentos da região, surgiu de uma necessidade real, o desafio de ensinar
matemática a estudantes com histórico de abandono, evasão e repetência.
Poemas ajudam a superar desafios da escrita em escola de
Cubatão A poesia foi o
recurso adotado pela professora Milene Pinheiro para retomar desafios de
aprendizagem não superados por seus alunos da Unidade Municipal de Ensino João
Ramalho, em Cubatão, São Paulo. Para ajudar os estudantes do quarto ano do
ensino fundamental que faziam recuperação paralela, em razão de dificuldades
relacionadas ao processo inicial de alfabetização, Milene optou pelo limerique,
estilo de poesia difundida no Brasil pela escritora russa Tatiana Belinky [1919-2013].
Incentivo a avanços contribui para melhor desempenho dos
alunos “Não há fórmula mágica para fazer o aluno aprender
mais rapidamente; cada aluno ou turma tem a própria trajetória. Ou seja, seu
próprio tempo.” A opinião é da professora Andrea Job de Souza, da Escola
Municipal de Ensino Fundamental Dr. Guilherme Hildebrand, no município gaúcho
de Santa Cruz do Sul. Para ela, que está no magistério há sete anos, a maior
dificuldade de aprendizagem apresentada pelos estudantes está na apropriação da
escrita e da leitura.
Jogos contribuem para a aprendizagem de alunos com TDHA
Jogos de regras podem ser recurso
pedagógico eficaz para a aprendizagem de estudantes que apresentam transtorno
de déficit de atenção–hiperatividade (TDAH). Além de contribuir para
desenvolver habilidades acadêmicas como leitura, escrita e aritmética, eles
colaboram para a melhoria da atenção, da concentração e do autocontrole.
Simone Maria de Azevedo: “É preciso diferenciar problemas
de aprendizagem de dificuldades de aprendizagem” Em entrevista ao Jornal do Professor, ela diz que é
preciso diferenciar problemas e dificuldades de aprendizagem e afirma que os
professores são muito importantes no processo de intervenção, independentemente
do problema. “Seu olhar, sua postura, sua afetividade fazem toda a diferença”,
ressalta Simone.
Carlos Nogueira Aucélio (UnB): “Diagnóstico tem que ser
feito pela equipe de saúde” As dificuldades de
aprendizagem podem estar relacionadas a métodos pedagógicos inadequados,
problemas emocionais ou a distúrbios como dislexia, transtorno do déficit de
atenção e hiperatividade (TDAH), dentre outras. A opinião é do professor da
Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB) Carlos Nogueira
Aucélio, neuropediatra, com atuação na área de medicina da criança e do
adolescente.
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